Revelação Chocante: Roberto Carlos Prevê Domínio da Inteligência Artificial Há 60 Anos!
A discussão sobre a influência da inteligência artificial (IA) em nossas vidas e seu potencial futuro, embora pareça um tópico recente para muitos, já era um assunto de debate no Brasil há quase seis décadas.
Um exemplo disso foi lembrado por um usuário do Twitter/X, que destacou a participação do cantor Roberto Carlos no filme "Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura" (1968), dirigido por Roberto Farias. No filme, Roberto Carlos interpreta a si mesmo e é perseguido por uma quadrilha internacional, tendo que encontrar uma maneira de escapar.
vcs vão acreditar se eu disser que o roberto carlos esteve num filme que já discutiu inteligência artificial em 1968?
— cinema brasileiro out of context (@outcinemabr) January 25, 2024
e o computador aprendeu a fazer música roubando gravações do roberto!!! pic.twitter.com/YRIBE302aw
O usuário da rede social compartilhou uma cena do filme em que a atriz Rose Passini, ao lado de Roberto e diante de máquinas, diz: "Os cérebros eletrônicos também são robôs. A diferença é que dentro de pouco tempo eles vão governar o mundo. Atualmente, eles já controlam quase tudo. Astronomia, orçamento, astronáutica, os talões de cheque e as guerras. Este, em poucos minutos, é capaz de fazer cálculos que o Maracanã cheio de cientistas não faria em 50 anos. E é capaz também de fazer música. Mandei roubar todas as gravações que você fez até hoje. Esse computador sabe muito da sua vida, Roberto."
Hoje, décadas após o lançamento de "Ritmo de Aventura", essas previsões tornaram-se parte de nossa realidade cotidiana. Confira o filme completo mais abaixo!