Hamas anuncia libertação de quatro reféns israelenses neste sábado


O grupo Hamas divulgou nesta sexta-feira (24) os nomes das quatro reféns israelenses que serão libertadas neste sábado (25) como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza. São elas: Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag. A informação foi confirmada pelo porta-voz das Brigadas al-Qassam, braço armado do grupo.

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou ter recebido a lista de reféns por meio de mediadores, mas não confirmou se elas pertencem ao Exército israelense.

Troca de prisioneiros e cessar-fogo

O acordo entre Israel e Hamas prevê a libertação de reféns israelenses em troca da soltura de prisioneiros palestinos. Segundo os termos negociados, a cada refém libertado, Israel solta entre 30 e 50 prisioneiros palestinos. Além disso, os ataques e incursões militares na Faixa de Gaza serão interrompidos temporariamente.

Nos primeiros 42 dias do cessar-fogo, o plano prevê que três a quatro reféns sejam libertados a cada semana. No último fim de semana, o Hamas já havia libertado três mulheres – duas israelenses e uma britânica com cidadania israelense.

Primeira leva de reféns já está em Israel

Entre os primeiros reféns libertados pelo Hamas estavam Romi Gonen (24 anos), sequestrada ao tentar fugir do festival Supernova; Emily Damari (28 anos), britânica-israelense levada do Kibutz Kfar Aza; e Doron Steinbrecher (31 anos), enfermeira veterinária capturada dentro de seu apartamento.

Os 33 reféns que podem ser liberados na 1ª fase do acordo entre Israel e o Hamas — Foto: Reprodução/X

As três mulheres foram entregues à Cruz Vermelha e, ao chegarem a Israel, passaram por avaliações médicas. O governo israelense divulgou uma lista com os nomes e fotos dos 33 reféns que devem ser soltos nos próximos dias, mas não informou quantos estão vivos. Entre eles, destacam-se Kfir e Ariel Bibas, de dois e cinco anos, que estão sob poder do Hamas desde 7 de outubro.

Detalhes do acordo

O cessar-fogo começou no último domingo (19), mas sofreu um atraso devido à demora do Hamas em divulgar os nomes dos reféns que seriam soltos. A troca acontece em etapas:

  • 1ª etapa: Liberação de reféns e cessar-fogo inicial. O Hamas entregará reféns em pequenos grupos, enquanto Israel soltará prisioneiros palestinos. Tropas israelenses se retirarão de algumas áreas de Gaza, e a travessia de Rafah será reaberta para permitir a saída de doentes.

  • 2ª etapa: Liberação de mais reféns e retirada completa das tropas israelenses de Gaza.

  • 3ª etapa: Discussões sobre a reconstrução de Gaza e devolução dos corpos de vítimas do conflito.

As negociações foram mediadas por Estados Unidos, Catar e Egito e representam um passo importante para um possível fim definitivo da guerra. O desdobramento das próximas etapas seguirá sendo acompanhado de perto pela comunidade internacional.