Música que virou sucesso no TikTok é banida do Spotify por plágio!
A música "Maria Mariah", que faz sucesso na Billboard Brasil Hot 100, é uma cópia ilegal de "Maria Maria", de Carlos Santana. Os artistas responsáveis pela canção não autorizaram o uso do sample, mas foram ignorados pelos criadores da faixa.
A música "Maria Mariah" é uma parceria entre DJ F7, JC No Beat, MC Meno Dani e Silva MC, que mistura funk com letras sobre sedução e obsessão. A canção foi lançada em janeiro de 2024 e logo se tornou viral no TikTok, com mais de 330 mil vídeos usando a música.
No entanto, a música também foi alvo de uma polêmica por plágio. A canção usa o sample de "Maria Maria", de Carlos Santana, lançada em 1999 em parceria com o grupo Product G&B. Essa música foi um sucesso mundial e chegou ao primeiro lugar do Billboard Hot 100 por dez semanas.
Segundo Carlos Alberto Pessoa Santos Junior, advogado da Tratto Entretenimentos, representante dos compositores da obra original "Maria Maria", houve um pedido formal para que a música "Maria Mariah" fosse retirada do ar pela Sony Publishing, editora que representa os autores da faixa.
"Na qualidade de representantes dos compositores, eles têm legitimidade para proceder desta forma. Prontamente iniciamos os tramites de negociação para que haja a liberação oficial por parte dos compositores e a música possa ser disponibilizada novamente nas plataformas digitais", disse Junior.
No entanto, o processo está demorando mais do que o esperado por causa da localização internacional dos compositores. Junior afirmou que está comprometido em resolver todas as pendências até o final desta semana.
Enquanto isso, os fãs da música "Maria Mariah" podem ouvir a versão original de Carlos Santana no Spotify ou assistir ao clipe oficial no YouTube.